Culinária Funcional! Uma possibilidade.

June 21, 2015

Você sabe o que é culinária funcional?

Preparar pratos com alimentos saudáveis e que proporcionem benefícios extras para sua saúde.

 

Mas a culinária tradicional não utiliza também alimentos saudáveis?

Sim, a culinária tradicional é maravilhosa e saudável quando utilizamos ingredientes com qualidades e verdadeiros.

 

Como assim verdadeiros?

Utilizar ingredientes de verdade, ou seja, bolo de laranja com laranjas e não com essências e conservantes. Preparar um recheio de torta ou salgado com temperos de verdade (cebola, alho, salsa, tomilho, etc...). Isso faz a diferença no produto final.

 

Mas, porque então a culinária funcional?

Porque muitas pessoas buscam um benefício a mais. Alguns ingredientes além de saudáveis e verdadeiros, trazem benefícios para o nosso organismo; ajudam a diminuir o açúcar no sangue, aumentam a quantidade de fibras, reduzem o colesterol e muitos outros.

 

Deixando de lado modismos, a culinária funcional é mais uma possibilidade dentro da gastronomia.

 

A partir de agora, apresento alguns ingredientes funcionais em um único prato.

 

Vamos começar pelas massas.

 

O que você acha de um canelone com chia, sem glúten e sem lactose, recheado com abóbora japonesa e quinoa

Veja a foto em www.doceforno.com.br/#!massas/c1kom

 

E o molho? Esse você escolhe, pode ser molho ao sugo (tomates e manjericão) ou molho branco sem lactose (preparado com leite de castanhas).

 

Gostou? 

 

Veja os 5 ingredientes funcionais desse prato e seus benefícios:

 

   Chia - semente rica em ferro, cálcio, potássio e antioxidantes. Melhora os níveis de açúcar no sangue, regula o apetite, melhora o funcionamento dos intestinos.

 

   Sem glúten e sem lactose - Melhora as funções imunológicas e intestinais.

 

   Quinoa - ajuda no fortalecimento muscular, omega 3 e 6 importantes na prevenção de doenças cardiovasculares, redução do colesterol.

 

   Abóbora japonesa - rica em minerais, vitaminas, betacaroteno e vitamina B3.

 

   Castanha do pará - Magnésio, selênio, vitamina E, vitamina B1. Diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.

 

Você viu quantos benefícios temos em um único prato?

 

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